Conheça os 3 tipos de manutenção fundamentais para sua frota

O maior pesadelo de qualquer profissional que trabalha com transporte é caminhão parado. Caminhão parado significa carga que não chega, produto que não é descarregado, atraso no itinerário e assim, dinheiro que não entra e prejuízo para o transportador.

Alguns fatores não dependem do motorista ou do veículo – como o clima ou as condições ruins da estrada -, e que podem acabar contribuindo para o atraso da viagem. Mas o quê pode ser controlado por você – e esta é a boa notícia – é manter os cuidados com o veículo de forma organizada e continuada, para que ele esteja sempre pronto para cair na estrada.

Dentre os cuidados básicos, o que não pode faltar é a atenção com as Manutenções. Você sabia que existem 3 tipos diferentes de manutenção?  Conheça as diferenças entre as manutenções Preventiva, Preditiva e Corretiva:

O que é Manutenção Preventiva?

Manutenção preventiva é a monitoração estratégica com o objetivo de reduzir ou impedir falhas no desempenho de equipamentos, máquinas ou objetos. A manutenção é realizada através de um ciclo de revisões para a sua conservação e para que eles operem sempre em boas condições. O nome diz tudo: é preventivo porque evita problemas ou ainda para antecipa possíveis inconvenientes.

O que é Manutenção Preditiva?

Manutenção Preditiva é parecida com a Preventiva. Na prática, a Manutenção Preditiva faz o acompanhamento periódico do caminhão através do levantamento e análise de dados. Com base nas informações obtidas, é definido o estado e o tempo de vida dos equipamentos, máquinas ou objetos. Ou seja, ele pode dizer se aquela peça deve ser trocada ou se duraria mais tempo.

O que é Manutenção Corretiva?

É a simples correção do problema. Na Manutenção Corretiva é feito o conserto, a substituição de peças, correção de alguma avaria, e assim por diante. A Corretiva somente corrige o problema, que pode ser realizado de forma planejada ou emergencial, quando ocorre algum imprevisto.

Vamos pensar que o caminhão é o maior ativo, quando se fala em transporte, certo? Então convém cuidar deste bem com toda atenção.  Tenha em mente que: Fazendo a Preventiva, você terá acesso a informações preciosas do veículo através da Preditiva e assim, vai evitar a Corretiva desnecessariamente!

 

Para te ajudar elencamos abaixo alguns benefícios da manutenção dos cuidados com o seu caminhão.

Confira 8 benefícios da realização da Manutenção Preventiva e Preditiva do caminhão:

  1. Estuda o estado futuro do equipamento

Informação é muito importante para o gerenciamento dos negócios. Saber como está o seu caminhão vai te ajudar a programar as paradas.

  1. Estuda a durabilidade do equipamento

Tendo conhecimento sobre a durabilidade de peças e do equipamento, será possível planilhar e programar as manutenções.

  1. Planejamento do ciclo de paradas para a Manutenção

Em parceria com as concessionárias, é possível estabelecer o melhor ciclo de paradas para a saúde e longevidade de toda a frota.

  1. Evitar quebras

A pior coisa que pode acontecer é ter o caminhão parado na estrada. Perigo, risco de roubo e prejuízo. A manutenção ajuda a evitar ou minimizar esses aborrecimentos.

  1. Checklist do estado geral do veículo

Através do checklist, o transportador tem acesso a informações preciosas sobre a frota, além de garantir maior segurança para o condutor.

  1. Levantamento de falhas e desvios

Em qualquer negócio, informação é fundamental. Ao saber como está o veículo, é possível identificar falhas do condutor e fazer os ajustes necessários.

  1. Maior controle sobre a saúde da frota

Ao receber informações sobre o estado de cada veículo, é possível organizar todas as paradas.

  1. Maior disponibilidade do veículo

Caminhão rodando na estrada. É isto que todo transportador quer.

Estas informações foram úteis para você? Se tiver sugestões ou comentários entre em contato com a gente. Queremos que este canal seja útil para todos que amam a estrada! Fique ligado, vamos trazer muitas informações bacanas para você. Abraços e boa viagem!!

Marketing P. B. Lopes | Jornalista Emilia Miyazaki

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.