9 dicas para dirigir de forma econômica

Scania G 410 4×2 CNG with city trailer. Södertälje, Sweden. Photo: Dan Boman 2018

Quem trabalha com transporte sabe que a sobrevivência do negócio está em economizar aqueles centavos preciosos no gasto com combustível e durante a manutenção do seu caminhão.  São esses mesmos centavos poupados que, quando lançados na planilha se transformam em excelentes percentuais de economia, rendimento e lucros para o transportador.

Para dirigir de forma econômica é preciso traçar um plano para garantir uma direção consciente na estrada. Para isso, destacamos 9 dicas bem bacanas que vão te ajudar a pensar em como obter uma condução econômica na boleia do seu caminhão. Confira:

  1. Faça o planejamento da viagem

Já falamos aqui sobre Como fazer um bom planejamento de viagens, onde destacamos os cuidados necessários para sair tranquilo na estrada. Para dirigir de forma econômica, este planejamento é fundamental. Programe as paradas, prevendo os imprevistos na estrada; faça o checklist de viagem; avalie a topografia, estabeleça a rota a ser feita e onde pretende fazer as paradas para descanso e para abastecer o caminhão. É importante também entender a carga que está transportando para compreender como deve ser a dirigibilidade.

  1. Faça o bom uso da inércia

A inércia não acontece só na aula de Física! Na estrada, a inércia é uma boa amiga! Identificando qualquer possibilidade de manutenção da velocidade sem injeção de combustível, tire o pé e deixe a inércia agir. Como todo bom caminhoneiro diz: Isso é “transporte de graça”!

  1. Mantenha velocidade constante

Mantenha uma velocidade constante sem acelerar ou frear sem necessidade. Por exemplo: se o semáforo fechou mais adiante, tire o pé do acelerador usando a frenagem natural e o freio motor. Você terá menos desgaste de pneu e freio de serviço, além disso, o semáforo poderá abrir e você seguirá em frente sem grandes alterações na velocidade.

  1. Trabalhe dentro da faixa verde

A Faixa Verde está indicada no Conta-giros do painel do caminhão. O caminhão que rodar dentro desta faixa, terá o maior rendimento do motor. Nesta faixa o caminhão tem maior torque e maior segurança. Quanto mais o caminhão andar dentro da faixa verde, maior será a economia de combustível.

  1. Pneus em dia

Confira sempre, antes de sair de viagem, se os pneus estão calibrados e alinhados. Se não estiverem “no prumo”, os pneus criam maior resistência no rolamento, ocasionando maior desgaste e, por consequência, maior consumo de diesel.

  1. Trabalhe o mínimo em marcha lenta

Deixar o veículo ligado mesmo que não esteja em movimento coloca o caminhão em marcha lenta, onde há maior consumo de combustível, porque o veículo está em modo de aceleração, mas não está em movimento. Esse costume pode ser muito prejudicial para o motor do veículo e para o bolso do gestor.

  1. Evite o Kickdown

Quando o motorista pisa no fundo do acelerador é acionado o Kickdown, ou seja, a aceleração é retomada rapidamente, reduzindo marcha para elevar a rotação do motor. Consequentemente, há maior consumo de combustível.  O recomendável é andar na Faixa Verde e não acelerar muito o veículo.

  1. Conheça o Scania Driver Support

Que tal viajar com um instrutor a bordo? O Scania Driver Support é um sistema de apoio ao motorista instalado no computador de bordo do caminhão, que faz a leitura por meio de sensores, em tempo real, da maneira como o veículo está sendo conduzido. Ele pontua o estilo de condução do motorista observando a antecipação de frenagens, condução em aclives e declives, antecipação de frenagens e uso das marchas.

  1. Invista em treinamento

Acelerações e freadas bruscas, falta de constância na velocidade do veículo, erro na troca de marchas, são alguns fatores que aumentam o consumo de combustível e desgaste dos pneus. Instruir os motoristas é parte fundamental para manter o padrão de condução e a empresa obter melhores resultados nos custos operacionais. Com o Scania Driver Training combinamos a teoria e prática sobre manutenção preventiva, direção eficiente e segura, cobrindo todos os aspectos da condução profissional para uma operação otimizada dos veículos.

Marketing P. B. Lopes | Jornalista Emilia Miyazaki

 

0 Replies to “9 dicas para dirigir de forma econômica”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.